quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Pirates! - Making of das páginas

Muita gente sempre me pergunta que materiais eu uso, ou como eu faço pra colorir as páginas, etc. Então eu resolvi mostrar pra vocês do começo ao fim como é o processo de criação das páginas.
PS: Isso não é um tutorial. Não viso ensinar nada a vocês. Quero apenas mostrar meu método para fazer páginas de 'Pirates!'(e também de qualquer outro mangá meu). Não existe um método certo ou errado, e sim o método do Yuri, o do João o da Maria, etc. Cada um faz do jeito que achar melhor.

Passo 1:
Penso na história. Um dos problemas de se fazer páginas de humor é que todas elas (as páginas) têm que ter uma boa tirada no final. Isso é muito difícil de fazer. Claro que em algumas (poucas) páginas eu tenho uma “luz”, mas na grande maioria delas, eu quebro a cabeça pensando e, mesmo assim, algumas não saem tão engraçadas como eu gostaria.

Passo 2:
Com a história mais ou menos na cabeça, eu monto a página de quadrinhos no paint (isso mesmo, você não leu errado. Eu disse paint!). ela fica assim:


Photobucket



O quadro de cima é uma marcação para o titulo.

Em seguida, eu imprimo pra começar a desenhar (qualquer lapiseira 0.7). Depois de acabada, ela fica assim:

Photobucket

Como vocês podem ver, eu não gosto de pôr muitos detalhes quando desenho no lápis, aí fica esse rascunhão aí em cima e acabo tendo mais trabalho na hora de passar a caneta.


Para a arte final, eu uso canetas Mitsubishi Uni pin 0.1, 0.2, 0.3 e 0.5
Depois que eu passo os desenhos à caneta eles ficam assim:

Photobucket

Eu passo a caneta duas vezes na página. Na primeira, eu cubro o rascunho, então apago o lápis (borracha faber castell branca) para depois passar a caneta novamente por cima, pois a tinta da Uni pin larga um pouco quando se passa a borracha por cima.


Nessa etapa eu escaneio a página pro computador e deixo guardada caso eu precise algum dia (ou estrague a original).


Agora é hora de colorir. Quando eu pensei em fazer pirates eu pensei se deveria optar pela colorização digital ou pela manual mesmo:
Photobucket

No fim, preferi a manual mesmo (acho a colorização digital um saco de se fazer! Principalmente no mouse). Como eu era uma desgraça com o lápis de cor, resolvi pintar com canetas hidrocor. O que me ajudou na escolha foram as canetas de ótima qualidade que eu tinha (e ainda tenho) aqui em casa: Um estojo de 32 cores de uma tal Mollin, mais um estojo de 12 cores da faber castell. Eu digo que são boas, pois eu posso passar tranquilamente cores por cima das outras (dêem uma olhada no chapéu da marina no segundo quadro) sem que o papel fique enrugado ou rasgue (como aconteceu quando eu comprei uma marca vagabunda). É uma pena que as canetas estejam acabando.


Depois de colorir, eu escaneio a página e coloco as falas (no paint também =P)
A pagina fica assim:
Photobucket
Agora eu passo pro photoshop. Como na caneta hidrocor eu não consigo colorir tudo – ou por serem tons claros ou por serer grandes espaços – eu completo ela no photoshop (ex: a pele deles, a vela do barco, o iceberg, etc). Também uso o photoshop pra limpar umas cagadas que eu faço (como o braço do Flint no penúltimo quadro e o do Greg no último quadro):
Photobucket
Agora eu coloco as bordas dos quadros e tiro os excessos e rabiscos de fora pra deixar a página mais limpa. Com os desenhos prontos, ponho as onomatopéias por cima:
Photobucket
E pra finalizar, coloco o título, créditos e às vezes uma pequena narração no início.
Photobucket
pronto! Acabou.
Só lembrando: sábado tem página nova ;)

0 comentários: